sábado, 13 de novembro de 2010

DE CAMAMU A PORTO SEGURO

Planejamos sair de Camamu no sábado bem cedinho, com a maré alta , para evitar as ondas que se formam na barra, na vazante da maré. Não deu certo, tivemos que voltar porque o vento estava muito forte e as ondas na barra estavam muito altas. Em Camamu eu não tinha acesso a internet, então não tinha como saber como estaria o estado do mar. Conversei com o Jaime Vidal, amigo velejador baiano(veleiro Punga), que estava por lá e ele me recomendou sair no dia seguinte que o mar estaria mais calmo. Saímos novamente no domingo, ao nascer do sol e pegamos um mar mais calmo e vento mais fraco. Mesmo assim , a navegada foi incomoda pois o vento estava fraco de NO e as ondas ( 2m) de NE. Isso fez com que o barco balançasse bastante.

A chegada em Ilheus , 10 hs depois, também não foi fácil, pois o vento rodou para NE e apertou, chegando a 20 nós. O Iate clube de Ilhéus não tem abrigo para vento NE e as ondas entravam lá dentro. Não havia poitas disponíveis então coloquei ancora com 60m de cabo e fomos para uma pousada, pois era impossível ficar dentro do barco, ele pulava como um cabrito.
No terceiro dia  em Ilheus , decidimos ir para Porto Seguro. Abastecemos o barco e quando estávamos saindo, chegaram os veleiros  Gipsy Wind do Carlos e o Blu do Cláudio. Conversamos sobre os nossos planos de navegação . Eles pretendiam sair no dia seguinte para Sto. André.
chegada a Porto Seguro

 Saimos de Ilheus ao meio dia com destino a Porto Seguro. O mar estava mais organizado com ventos  de L de 15nós e ondas de L de 1,5m. Teríamos 18hs de navegada com chegada prevista para o amanhecer do dia seguinte. Durante a noite o vento apertou para 20nós e a onda aumentou um pouco (2m), mas a navegada foi muito boa. O barco estava firme por ter vento e onda de través e andou muito. Chegamos 1h antes do previsto e ao amanhecer estava avistando Porto Seguro. Durante toda a noite avistei apenas um pesqueiro .

os recifes aparecendo 
Na chegada em Porto seguro estava com um dilema, pois tinha tres rotas de entrada no porto e as tres eram divergentes. Qual seria a correta? A entrada de Porto Seguro  tem que ser feita passando muito perto dos recifes e dos bancos de areia e no meu caso, que o Easy tem 2,10m de calado, isso só pode ser feito na maré cheia, justamente quando os bancos e recifes estão incobertos. Entrei 1 hora antes da maré cheia , assim caso encalhasse era só esperar a maré subir mais para sair. Decidi seguir a rota da carta eletrônica CCGold . Me dei mal, logo depois da passagem do mangrulho dos recifes eu encalhei. A carta CCGold estava errada . Como eu estava bem devagar, sai fácil do encalhe e guinei para um novo rumo, dessa vez o indicado pelo Sergio Macedo, no Guia Náutico da Bahia. Deu certo e pudemos chegar em segurança no trapiche do  Hotel Quinta do Porto, lugar muito legal e com ótima estrutura para velejadores.

Marina Quinta do Porto em Arraial D'ajuda
Agora vamos curtir Porto Seguro.

2 comentários:

  1. E aí Easygoings, bom ver que tudo está indo bem. Estamos de volta a Itaparica, depois de uns 10 dias de passeio pelo reconcavo. Aqui tudo segue naquele mesmo rítimo... Sigo acompanhando sua viagem. Grande abraço, Abaetés (Ah, hoje chegou uma regata de saveiros aqui, vindo do Paraguaçu, uns 10 saveiros em frente à praça, muito lindo). Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha receber noticias da familia Abaete! O Marco segue falando no Francisco, sempre combinando alguma brincadeira...Desejamos um otimo retorno e peguem uma prainha na coroa por nós!
    grande abraço da familia easy going

    ResponderExcluir